quarta-feira, 9 de março de 2011

Rede Municipal beneficiada com projeto que leva a história da música às escolas

Na Sala de Treinamentos da Coopercitrus, apresentada, quarta-feira (2/3), para professores da rede municipal de Bebedouro, a nova metodologia do Projeto “Música nas Escolas”, desenvolvido pelo Coral Coopercitrus/Credicitrus.

A explicação sobre as novas propostas ficou a cargo do coralista e gerente do Depto. Técnico Agropecuário da Coopercitrus, Agostinho Mário Bóggio, experiente em projetos escolares.

O maestro e preparador vocal, Glauco Corrêa, discorreu sobre a história da música, seus períodos e transformações. Ele distribuiu uma apostila com o conteúdo da aula aos educadores, presenteados no final com um CD de música clássica.

Os educadores, com apoio de apostila, ficam agora responsáveis por apresentar o conteúdo em sala de aula, para que os alunos tenham prévio conhecimento do que aprenderão no decorrer do ano. De março a novembro de 2011, o maestro Glauco irá às onze escolas municipais para ministrar aulas práticas e esclarecer dúvidas. Posteriormente, em grupos, os alunos farão apresentações artísticas sobre o assunto, na própria escola, para todos os colegas.

Com a nova metodologia, o projeto pretende capacitar cerca de mil crianças dos quintos anos da rede municipal de ensino.

Mais de 200 crianças e adolescentes da ONG ArtSol serão beneficiadas com as aulas, o que vai ajudar no desenvolvimento das oficinas de música. “As aulas vão aumentar a motivação das crianças e podemos ainda descobrir vários talentos”, vislumbra a coordenadora administrativa Simone Alencar.

Criado em 2006, por iniciativa do Coral Coopercitrus/Credicitrus, financiado pelo Fisc – Fundo de Investimento Social e Cultural Coopercitrus/Credicitrus, com a parceria do Depto. Municipal de Educação e Cultura, o Projeto “Música nas Escolas” já capacitou mais de seis mil estudantes de Bebedouro e segue com o intuito de levar cultura aos que estão iniciando o seu processo de formação.